Coquimbo e La Serena, no Chile

Normalmente, quem vai ao Chile visita Santiago e as cidades gêmeas de Valparaíso e Viña Del Mar, mais próximas da capital. Faz passeios às vinícolas, ao Vale Nevado e, se ficar mais alguns dias por lá, estica até os lagos chilenos, ao sul do país, visitando Puerto Mont e Puerto Varas. Numa segunda viagem, os que gostam de deserto visitam o Atacama, uma das regiões mais belas do mundo para se fotografar. Os que gostam de neve procuram Chilán e outras estações de esqui. O Chile tem de tudo e para todos os gostos. É um dos países mais amados pelos brasileiros; poucos, no entanto, visitam a região de praia de Coquimbo e La Serena, mesmo porque as águas do Pacífico são muito frias pra nós. La Serena é muito apreciada pelos veranistas locais, é a Búzios ou a Guarapari dos chilenos. Situa-se na província de Elqui, na região de Coquimbo, ao norte de Valparaíso.

La Serena é a capital da região de Coquimbo e tem uma população de cerca de 220 mil habitantes. É uma região turística muito importante para o país, sobretudo no verão, por suas extensas praias. La Serena é a segunda cidade mais antiga do Chile, pois foi fundada em 1544, após Santiago. Essa informação é uma surpresa porque, geralmente, se acha que Valparaíso é a mais antiga. Elas são mais ou menos da mesma época, mas Valparaíso demorou mais a se tornar uma cidade pelos constantes ataques dos piratas ingleses. Em Coquimbo, fica o porto de La Serena. Os taxistas cobram vinte dólares para levar 4 pessoas à cidade, que vale a pena ser visitada pelo seu centro histórico bem preservado, com um arquitetura neocolonial caracterizada por casas com varandas, praças bem ajardinadas e igrejas de pedra. La Serena também é um centro universitário e, após o verão, os estudantes da Universidade de La Serena é que dão vida à cidade.

Antes dos espanhóis, a região era habitada pelos diaguitas e um pouco de sua história pode ser conhecida no pequeno museu da cidade. Os nativos resistiram bravamente à colonização espanhola, matando todos eles em 1549, numa revolta, mas foram vencidos pelo capitão Francisco de Aguirre que a refundou com o nome de São Bartolomeu de La Serena. Em 1552, o rei Carlos I concedeu-lhe o título de cidade. O Chile é sempre uma boa surpresa e La Serena/Coquimbo foram mais uma delas.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s