Puerto Valarta, México

O México é sempre um país muito agradável para visitar. Os norte-americanos são os maiores impulsionadores do turismo mexicano e foram eles que deram visibilidade mundial, negativa e positivamente, à cultura mexicana e aos seus estereótipos. Quem não se lembra dos filmes que celebraram Acapulco como destino ideal de férias de verão e os personagens mexicanos como bandidos nos  filmes de western? Mas o México é muito mais do que isso e vejo muita aproximação entre mexicanos e brasileiros. São  povos de cultura mestiça, embora lá não exista tanta influência negra como aqui. Há a forte presença do catolicismo, em ambos, e uma base étnica e cultural nativa forte nops dois países.

Estive nos México algumas vezes. A primeira vez foi em Cancun, o paraíso turístico criado pela indústria turística na península de Yucatã, uma das sedes do poderoso império maia, antes da chegada dos colonizadores espanhóis. Cancun é um dos lugares de praia mais lindos do mundo, por suas praias, pela proximidade da herança maia ainda presente nas ruínas de Chichén-Itza e Tulum, pelos hoteis e restaurantes sensacionais da península, pela alegria do povo mexicano, por tudo enfim. É sempre uma delícia passar uma semana ali, visitar Cozumel, Xel-Rá e outros paraísos naturais e artificiais ali existentes para deleite dos milhares de turistas que ali estão o ano todo. Há o perigo dos tufões, sobretudo na segunda metade do ano, mas perigo há em toda parte e ninguém deixa de viajar por isso. O que seria das viagens sem os imprevistos. ocasionalmente? Eles dão sabor de aventura a roteiros previamente planejados.

Há muitos cruzeiros que vão ao México, tanto passando pela costa leste, onde está Cancún, quanto pela costa oeste, onde se situa Acapulco, hoje um tanto decadente, e outros destinos de férias sobretudo de norte-americanos. Visitei um desses paraísos, Puerto Vallarta, uma cidade muito bonita, muito agradável, com belas praias, bons restaurantes, boa infraestrutura para conhecer um pouco do México e apreciar a gentileza mexicana. Veja as imagens e por que vale a pena conhecer esse paraíso turístico mexicano.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s